ELEIÇÕES 2016 CURITIBA Cobertura especial

Isabelly Martins (*)

voto

Neste domingo, dia 2 de outubro, 1.289.217 eleitores irão às urnas na capital paranaense para escolher o novo prefeito e os novos integrantes da Câmara Municipal para a gestão 2017/2020.  O eleitorado curitibano incorporou cerca de 116 mil votantes a mais do que na eleição de 2012. Os dados foram divulgados em julho pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e publicados no site da Gazeta do Povo (http://migre.me/v5x5a).

Curitiba dispõe de 10 zonas eleitorais e esse ano ocorreram mudanças nos locais de votação. É possível conferir em link http://migre.me/v5uB6, disponibilizado pelo TRE, todas as alterações nos endereços das seções eleitorais. Os documentos aceitos para votação são: carteira de identidade, de trabalho ou de motorista, carteira funcional, certificado de reservista ou passaporte. Se o eleitor perdeu o título e não lembra das informações, é possível descobrir a zona e a seção eleitoral a partir do número do título ou do nome completo do eleitor no site do TRE-PR http://migre.me/v5uSi.

Em uma pesquisa encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação, e publicada na segunda-feira (19/09), o Ibope divulgou os percentuais de intenção de voto dos candidatos para a Prefeitura de Curitiba:

– Rafael Greca (PMN) – 45%
– Gustavo Fruet (PDT) – 16%
– Requião Filho (PMDB) – 8%
– Ney Leprevost (PSD) – 6%
– Maria Victória (PP) – 6%
– Tadeu Veneri (PT) – 4%
– Ademar Pereira (PROS) – 1%
– Xênia Mello (PSOL) – 1%
– Afonso Rangel (PRP)  – 0%
– Branco/nulo – 9%
– Não sabe/não respondeu – 4%

A capital paranaense conta ainda com 1.114 candidatos a vereador de acordo com o TRE-PR, significando um aumento de 53% em relação às eleições de 2012.  No site  http://migre.me/v5vAm  constam todos os candidatos a vereador deste ano e no site da Prefeitura os vereadores que ainda cumprem mandato até 2016 https://www.cmc.pr.gov.br/ver.php.

De acordo com pesquisa publicada pelo Portal G1, em agosto de 2016, a população votante de Curitiba escolhe seu candidato com base no histórico do político, especialmente se ele já ocupou algum cargo eletivo.

O atual prefeito, Gustavo Fruet, do PDT (Partido Democrático Trabalhista), venceu em 2012 no segundo turno com 60,65% dos votos e é candidato à reeleição. Tem como seus principais concorrentes, Rafael Greca, do PMN (Partido da Mobilização Nacional), e Requião Filho, do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

A mesma pesquisa do Ibope pediu aos curitibanos uma avaliação da administração Gustavo Fruet e as porcentagens obtidas foram:

– Ótima/Boa – 26%
– Regular – 42%
– Ruim/Péssima – 28%
– Não sabem avaliar – 3%

PROJETO ACADÊMICO

Os estudantes do 3.º período do Bacharelado em Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) estão desenvolvendo, desde o início do semestre, uma atividade envolvendo as disciplinas Projeto 3, Pesquisa Mercadológica, Comunicação Organizacional 3 e Redação Jornalística. O trabalho engloba variados aspectos dos processos eleitorais. Para Redação Jornalística, os alunos prepararam reportagens sobre seis candidatos a prefeito das eleições de 2016: Gustavo Fruet (PDT) , Rafael Greca (PMN), Requião Filho (PMDB), Tadeu Veneri (PT), Maria Victória (PP) e Xênia Mello (PSOL). Esta produção está publicada a seguir.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s