REQUIÃO FILHO: MESMO SABOR, BAIXOS TEORES

Beatriz Rossoni, Beatriz Galindo, Fabíola Costa, Gabriel Matos, Isabelly Martins, Lukas Guibor (*)

O bairro Caximba, localizado no extremo sul do município de Curitiba, abrigava até 2010 o aterro sanitário da cidade e hoje convive com áreas de ocupação irregular em mananciais. A existência do antigo lixão, aliada à quase completa ausência de serviços e equipamento públicos, transformam o bairro em um dos locais mais problemáticos da periferia curitibana. Foi ali, mais precisamente na vila 29 de Outubro onde vivem 2.500 pessoas em uma ocupação irregular, que candidato do PMDB à Prefeitura, Requião Filho, realizou uma caminhada na sexta-feira (23/09).

Após 40 minutos de atraso, Requião chegou ao Caximba para iniciar a visita. Assim que desceu do carro, junto com a mãe, Maristela Quarenghi – sua companhia constante durante a campanha –, e de dois fotógrafos do PMDB, Requião se juntou à assessora de imprensa, que já estava no local, e a uma equipe da RPC. Foi nesse momento que um dos fotógrafos que o acompanhava passou a exibir, para algumas pessoas do local, um vídeo que havia começado a circular pelas redes sociais, de outro candidato à prefeitura, Rafael Greca, do PMN, durante uma sabatina na PUC. No trecho mostrado, Grega relata que vomitou certa vez quando carregou um pobre no seu carro, porque o homem tinha mau cheiro.

Em seguida, Requião parou em um posto e cumprimentou dois frentistas e, então, dirigiu-se para a Associação de Moradores da Vila 29 de Outubro, onde fez um discurso.

requiao-filho-1Cumprimentos à distância. Foto: Lukas Guibor

Durante todo o percurso, Requião Filho se manteve com as mãos nos bolsos, de braços cruzados, com uma postura corporal que demonstrava desconforto. Com um ar de superioridade, o candidato cumprimentava a todos que vinham falar com ele de uma distância significativa e aparentava visível incômodo com a realidade daquela população.

Em seu discurso na Associação de Moradores, o peemedebista falou de maneira genérica, sobre a “Curitiba que ninguém vê”. Durante a visita, buscou observar o lugar e perceber o que faltava na comunidade, conversando com alguns moradores e repetindo o bordão “me ajude a te ajudar”. Mas, ao longo da caminhada, um dos traços mais fortes do candidato estava na exploração do impacto que sua presença física causava nos moradores.

requiao-filho2Observando a realidade do Caximba. Foto: Lukas Guibor

Requião Filho participou também de debates e sabatinas, sendo um deles realizado na Casa do Estudante Universitário (CEU) onde compareceu acompanhado de seu vice, Jorge Bernardi, representantes do Rede Sustentabilidade, partido coligado ao PMDB nesta eleição.

Durante a realização do evento, o candidato se mostrou desconfortável. Não demorou para que pegasse  o celular e engatasse uma conversa com o candidato a  vice do atual prefeito, Paulo Salamuni, vereador pelo PV. Requião também teve uma presença muito curta no debate: sua fala durou cerca de 7 minutos, em que não hesitou em falar que “farinha pouca, meu pirão primeiro”, mostrando desrespeito e má vontade relacionada às perguntas colocadas pela organização do debate entre os candidatos. Logo em seguida, saiu acompanhado pelo vice, para participar do evento de lançamento da sua candidatura, onde estaria Marina Silva, líder do Rede Sustentabilidade.

REQUIÃO FILHO 15

Maurício Thadeu de Mello e Silva, 37 anos, é advogado formado pelo CEUB (Centro Universitário de Brasília) e atualmente é líder da bancada da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e também da Fundação Ulysses Guimarães no Paraná.

requiao-filho3

Maurício Thadeu ingressou na política em 2014 quando foi eleito como deputado estadual, passando a ser conhecido como Requião Filho, nome que faz alusão a seu pai: o ex-governador e atual senador Roberto Requião de Mello e Silva.

Agora, em 2016, Requião Filho almeja o cargo de prefeito de Curitiba, e busca chegar ao encontro de um público mais jovem, com uma campanha que visa à conectividade, sustentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade e generosidade.

Seu vice é Jorge Bernardi, 60 anos, vereador de Curitiba que já está em seu sétimo mandato, e é, pela terceira vez, integrante do Conselho Nacional das Cidades, além de ser Membro Titular do Comitê Técnico de Trânsito, Transporte e Mobilidade do Comitê Técnico de Habitação.

RELAÇÃO COM O PAI, ROBERTO REQUIÃO

No início de sua carreira política, o candidato escolheu ser identificado como Requião Filho motivado pela carga relacionada ao sobrenome. Seu pai, Roberto Requião – membro do PMDB desde o início de sua carreira -, possui uma forte trajetória na política e é reconhecido no Paraná por fazer oposição ao governo de Beto Richa, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).

Desta forma, o candidato é reconhecido pelo público eleitoral curitibano e tem suas ideias e opiniões mais facilmente assimiladas, a partir do posicionamento de seu pai, revelado durante sua trajetória política.
Por possuir outros familiares na esfera pública, Roberto Requião foi estigmatizado pela prática de nepotismo pelo cientista político Ricardo Costa de Oliveira, na obra “A teia do nepotismo”, no qual o autor afirma que o ex-governador foi responsável pela nomeação de diversos cargos públicos de modo a garantir a perpetuação da família Requião no poder.
Apesar das críticas, Requião Filho acredita que o peso carregado pelo sobrenome adotado é positivo, considerado como uma marca. Em entrevista concedida à Gazeta do Povo em Janeiro de 2016 (veja na íntegra), ele afirma que seu posicionamento político é combativo, contundente e semelhante ao de seu pai, a quem ele considera mentor e conselheiro.

 

A CAMPANHA

Com o slogan “Coragem para mudar!”, Requião Filho e Bernardi produziram uma campanha massiva nas redes sociais – tanto no Facebook, quanto no Twitter, Instagram, Youtube, Flickr e Snapchat (rede social em que é possível postar vídeos e fotos com até 10 segundos de duração), site esse que é repleto de fotos posadas do candidato, mostrando quase  forçosamente seu sorriso bonito e carisma, além de diversas imagens de caminhadas, sabatinas e participações em eventos.

requiao-filho4
Visita a moradores da Vila 29 de outubro. Foto: Lukas Guibor

Requião Filho criou uma websérie produzida durante a campanha: denominada “A Vida Como Ela É”. A produção contou com oito episódios de menos de cinco minutos, que mostram a vida e uma suposta realidade do candidato à prefeitura, com o intuito de gerar transparência e a noção de que Requião Filho também é “gente como a gente”.

 

PLANO DE GOVERNO

O Plano de Governo do candidato, disponível no site da campanha, alinha 15 propostas para a cidade de Curitiba, resultado de um trabalho coletivo entre os membros da Rede Sustentabilidade e do PMDB.  Tais propostas, uma vez elencadas em tópicos e colocadas à disposição dos interessados, também convidam o eleitor a criticar, ponderar e as complementar através do próprio site ou das redes sociais do candidato.
As propostas a seguir foram retiradas do plano e contemplam alguns dos aspectos detalhados no documento:

 

  1. Reestruturação, Renovação Urbana e Mobilidade: As propostas relacionadas a esse primeiro tópico são divididas em três “programas”. O primeiro tem como objetivo a diminuição de pressão no sistema viário já existente em Curitiba, além de buscar a melhoria no fluxo de transporte dos passageiros. Requião pretende com esse primeiro programa, a liberação do Terminal do Guadalupe.

O segundo programa desse tópico, busca uma maior autonomia dos bairros de Curitiba, preservando sua identidade visual e cultural, mas também atendendo às demandas da cidade, que estão ficando cada vez maiores.

Já o terceiro, e último, programa pretende uma integração multimodal com uso de transportes alternativos, além de uma alta acessibilidade a terminais e bairros autossustentáveis locais.

  1. Conectividade e Participação.
  2. Eficiência e Transparência.
  3. Educação: O quarto tópico de propostas do candidato, é enfatizado por uma frase: “Nenhuma criança fora das salas de aula, na melhor Escola do Brasil”, e pretende universalizar as vagas necessárias a todas as crianças curitibanas.
  4. Crianças e Jovens: Em um primeiro momento, o candidato pretende criar programas voltados à primeira infância (do período da gestação até os seis anos de idade), mantendo programas já existentes, mas melhorando sua qualidade e estrutura. Alem de criar projetos que incentivem a leitura, alcançando públicos não só de crianças, mas também jovens e a criação do projeto “DE BOA”, com cursos de iniciação profissional, jogos e manifestações artísticas.
  5. Formação Continuada em Rede Pública de Ensino.
  6. Cultura: Ao projetar Curitiba como um grande centro Cultural, o candidato também pretende dar visibilidade às manifestações culturais que aconteçam na cidade, com incentivos à preservação e proteção do patrimônio de Curitiba.
  7. Esporte.
  8. Assistência Social: Ocorrerá um fortalecimento dos serviços de Proteção Social Básica para a população em situação de vulnerabilidade social.
  9. Saúde: O candidato pretende aumentar o número de Centros de Especialidade, fazendo parcerias com universidades, além de reestruturar o sistema de saúde, promover diagnóstico de saúde coletiva e outros.
  10. Segurança: como colocado no site do candidato, a política de Segurança Pública procura garantir a qualidade de vida e a tranquilidade dos cidadãos. Requião busca fortalecer a guarda municipal, criar a guarda dos bairros, aperfeiçoar o atendimento à mulher e o canal de atendimento à população que busca fazer reclamações, denúncias entre outros.
  11. Meio Ambiente e Sustentabilidade: Requião Filho propõe o desenvolvimento sustentável de Curitiba, priorizando investimentos e gastos públicos em setores de economia verde, estimular o consumo responsável, promover o transporte urbano sustentável e outros.
  12. Espaços Públicos: Busca conceber e manter o espaço público para facilitar o uso social intenso e diverso, promovendo atividades e incentivando a presença de novos coletivos humanos.
  13. Abastecimento, Agricultura e Segurança Alimentar.
  14. Empreendedorismo, Turismo, Inovação, Geração de Emprego e Renda.

 (*) Estudantes de Comunicação Organizacional da UTFPR

REFERÊNCIAS:

http://populacao.net.br/populacao-caximba_curitiba_pr.html

http://ippuc.org.br/nossobairro/anexos/70-Caximba.pdf

http://www.requiaofilho.com.br/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s